Qual é a causa das olheiras?

Qual é a causa das olheiras?

 

A estética é o principal motivo para muitas pessoas visitarem o dermatologista. E as olheiras são motivo frequente de queixa, principalmente quando profundas ou muito marcadas. As manchas escuras ao redor dos olhos têm impacto na autoestima devido a aparência de cansaço e abatimento que dão ao rosto.

Conforme a dermatologista, Aniela Romanini, olheira é o escurecimento da pele, geralmente pelo excesso de melanina ou pela alta concentração de vasos sanguíneos. “Nessa região, a derme é mais fina e, por isso, fica facilmente com o aspecto mais carregado”, esclarece.

Contudo, a dermatologista adverte que, antes de tentar apagar qualquer mancha escura debaixo dos olhos, é preciso entender a causa, pois o tratamento adequado depende do diagnóstico. “Os tipos de olheiras têm características próprias. Na maioria dos casos elas são herança genética, mas podem estar associadas a fatores e situações específicas”, explica.

Conheça um pouco mais sobre cada tipo:

  • Olheiras pigmentares: são causadas pelo excesso de pigmentação na região. Esse tipo é mais comum em pessoas de pele parda e negra, que naturalmente apresentam maior quantidade de melanina na pele, olhos e cabelos. Além disso, processos inflamatórios como as alergias podem provocar o aumento de melanina da área.
  • Olheiras profundas ou estruturais: a estrutura óssea também pode ser a causa de olheiras. Pessoas com olheiras profundas ou estruturais possuem um desnível na área ao redor dos olhos. Essa anatomia óssea ou de gordura escurece a área devido às sombras causadas pela diferença de nível.
  • Olheiras por edema: os edemas são inchaços provocados por fatores externos e internos que levam ao acúmulo de líquidos ou de gordura em algumas partes do corpo. Compressas geladas podem ser o suficiente para melhorar a aparência da região.
  • Olheiras vasculares: causadas pelo aumento da vascularização e pela congestão dos vasos da região. Em geral, a olheira de origem vascular tem a coloração que varia do rosa ao arroxeado, embora geralmente sejam azuladas devido ao excesso de retenção de líquido, acúmulo de hemoglobina ou má circulação sanguínea.
Menu