Dicas essenciais para a pele com rosácea

Dicas essenciais para a pele com rosácea

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a rosácea não é um rubor natural, mas uma inflamação crônica da pele. Acredita-se que mais de 415 milhões de pessoas no mundo tenham rosácea, mesmo que não saibam.

Mesmo sem maiores danos à saúde, a condição abala o emocional e a autoestima devido ao aspecto que causa no rosto. A rosácea é caracterizada por vermelhidão, inchaço, vasos sanguíneos visíveis e podem apresentar pápulas que se assemelham à espinha.
Mesmo assim, com os cuidados adequados, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a pele e a qualidade de vida. Para isso, uma rotina de cuidados é fundamental. Confira as dicas!

Rotina de cuidados:

1. Ao lavar o rosto prefira sabonetes para pele sensível. O produto não pode conter ácido salicílico. Evite sabonetes em barra e esfoliantes ásperos. Evite também água muito gelada ou muito quente. Ao secar o rosto, evite toalhas ásperas.

2. Use hidratante diariamente. Se sua pele for seca, prefira os em creme. Se for oleosa, prefira opções em gel ou sérum.

3. Caso queira utilizar produtos que combatam o envelhecimento, nunca use ácidos fortes. Prefira a niacinamida, a vitamina C com concentração menor que 15% e o ácido hialurônico. Esses produtos são menos agressivos e apresentam menos risco de piorar a condição.

4. Para finalizar a rotina de cuidados, utilize diariamente protetor solar. Os hipoalergênicos e os minerais, por serem indicados para peles sensíveis, são mais propensos a funcionar na pele com rosácea. Se for se expor ao sol, todo o cuidado é pouco para peles com rosácea. Por isso, procure usar chapéus, óculos e muita proteção.

5. Caso vá utilizar maquiagens, prefira produtos específicos para peles sensíveis e com rosácea, como as hipoalergênicas e não comedogênicas. Evite produtos com fragrâncias, álcool, parabenos, mentol e outros ingredientes irritantes. Antes de dormir, remova a maquiagem com cuidado utilizando um demaquilante suave.

Dica extra:

Mesmo com todos os cuidados, a pele ainda poderá ter crises de rosácea. Mas calma, para estes momentos existem tratamentos específicos. A dica é procurar um dermatologista que poderá receitar medicamentos tópicos como ácido azelaico, metronidazol, ivermectina e medicações orais como antibiótico ou isotretinoína.

 

Menu