Você sabe sobre os efeitos da poluição na pele?

Você sabe sobre os efeitos da poluição na pele?

 

Ao contrário da radiação solar, que pode ocasionar danos visíveis à pele, os danos causados pela poluição são silenciosos. A exposição prolongada à poluição do ar, água e até de alimentos, pode ter efeitos negativos na saúde da pele, como envelhecimento precoce, acne, manchas e doenças mais graves como câncer.

Pesquisas recentes mostram que as partículas em suspensão no ar conseguem penetrar na pele e, em conjunto com a radiação ultravioleta, produzem estresse oxidativo e inflamação, o que acelera o aparecimento dos danos. Além disso, a poluição pode afetar a barreira protetora natural da pele, que ajuda a manter a hidratação e evitar a perda de umidade. Isso pode levar a uma pele ressecada, com coceira e descamando. A obstrução dos poros também favorece o aparecimento de cravos e espinhas. “A poluição é um problema nas grandes cidades e está afetando não apenas o meio ambiente, mas também a nossa saúde e a nossa pele”, inclui a dermatologista, Aniela Romanini.

Entretanto, como ninguém vai se mudar para o campo por conta deste motivo, existem alguns cuidados que podem servir para a prevenção dos danos na pele.

De acordo com a dermatologista, o uso diário de protetor solar com um FPS elevado pode ajudar a reduzir os efeitos negativos dos raios UV e da poluição. “Combinando a um antioxidante, você tem uma proteção completa contra os efeitos, pois os dois evitam o aumento dos radicais livres e retardam o envelhecimento”, inclui.

Aniela também explica que é importante manter a pele limpa com uma higienização profunda com produtos suaves e hidratantes. Isso retira as partículas de poluição, os produtos utilizados durante o dia e desobstrui os poros. Outra medida é manter uma dieta saudável e equilibrada, rica em antioxidantes, como frutas e vegetais, que ajudam a neutralizar os radicais livres. “Mantendo esses hábitos, a pele se manterá saudável e bonita por mais tempo”, finaliza.

Menu