Roupa com proteção UV funciona?

Roupa com proteção UV funciona?

 

Nos últimos anos, a conscientização sobre os danos causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV) está cada vez mais presente. Os raios UV causam danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Diante desse cenário, o mercado tem apresentado uma variedade de produtos destinados à proteção, incluindo roupas especiais.

Para entender, a radiação ultravioleta (UV) é um tipo de radiação eletromagnética presente nos raios solares e muito prejudicial à saúde. Embora todas as roupas possam oferecer algum tipo de proteção, as classificadas com FPU, Fator de Proteção Ultravioleta, são projetadas e desenvolvidas com tecnologia para proteger a pele humana.

Porém, segundo a dermatologista Aniela Romanini, é preciso estar atento. Da mesma forma que acontece com o FPS dos filtros solares, as roupas FPU também podem ter níveis de proteção diferentes. Além disso, o efeito está relacionado ao processo de fabricação da roupa. Algumas peças recebem um pré-tratamento com inibidores de raios UV, enquanto outras oferecem a proteção a partir da estrutura e densidade da fibra. “Na hora de comprar a roupa é importante observar a composição dos fios, a trama do tecido, a cor e o acabamento. Para ter mais proteção, dê preferência a cores mais escuras, tramas mais apertadas e cheque a etiqueta”, considera.

Por tanta tecnologia, roupas com proteção UV são muito utilizadas por atletas amadores e profissionais durante as atividades ao ar livre. Esse tipo de peça tem se popularizado por proporcionar conforto. Outra vantagem é que, mesmo molhada, a peça mantém a eficiência, garantindo maior proteção que o uso somente do protetor solar, que pode sair com o suor ou a água.

Entretanto, a dermatologista alerta que o uso da roupa não descarta o uso do protetor solar. Para proteger todo o corpo, é necessário usar filtro nas partes expostas ao sol, como atrás do pescoço, no rosto, nas mãos e nos pés, por exemplo.

Menu